segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
2008...PERFEITO!
André:
"Pois é, 2008 foi um ano em cheio: o F.C.Porto ganhou a liga, senador Barack Obama foi eleito presidente dos EUA, o preço do barril de petróleo em Wall Street desceu em flecha, e o princípio do ano lectivo 2008/2009 foi inundado por greves. Para os Arames foi um ano em cheio, repleto de concertos, gravações, novos temas, e por fim, um novo membro.
O ano de 2008 começou em grande com um avassalador concerto no Colégio Alemão do Porto. Isto seguiu-se por uma gravação em estúdio de vários temas, e tudo graças ao empenho do Alexandre e à simpatia do Lino. Depois disto, um memorável concerto na Aurélia, e de novo gravações. Ao longo destes meses a participação no concurso RRW foi óptima, onde acabámos em 1º lugar. Com dois anos feitos seguiu-se uma comemoração em grande com 2 concertos e poucos meses depois um concerto no BláBlá em conjunto com os Slide. Infelizmente após muita polémica e controvérsia não foi possível irmos tocar ao Musicbox, que apesar de tudo não foi o fim do mundo. Agora no fim do ano fomos abençoados com um grande baixista e amigo: o Brou.
E assim se deu um 2008 cheio de aventuras, surpresas, alegrias e desilusões (embora felizmente estas tenham sido poucas). Esperemos que 2009 nos traga tudo isto e muito mais e, acima de tudo, felicidade e saúde para todos."
Filipe:
"Bem, este ano o André esteve espectacular! Mas como ele já deve ter referido e aprofundado o assunto (espero eu!) no texto dele, e como isto é suposto ser sobre os ARAMES FARPADOS, vou então mudar de tema para esta que promete vir a ser uma potencial grande banda de rock português no país luso (temos de ser optimistas!).
Se acompanharam o nosso percurso até aos dias de hoje, com certeza repararam na grande evolução e desenvolvimento positivo dos Arames. Todo este progresso e sucesso foi mostrado ao público através dos vários concertos que demos, alguns deles já em locais de nome, como por exemplo Colégio Alemão do Porto, Escola Secundária Aurélia de Sousa e Blá Blá, sempre apresentando novos temas. As gravações em Março, e mais tarde em Agosto, deram em CD, que levou o público a conhecer-nos melhor. A publicidade foi, definitivamente, um ponto forte de 2008.
Ao longo deste ano houve constantemente melhoramentos do material e aperfeiçoamento musical. Ainda neste campo, as nossas influências foram ficando mais nítidas e o estilo de música ajustado na perfeição, enquadrado entre influências e nós.
Houve também um grande desenvolvimento na nossa maturidade, pois a responsabilidade aumenta e há que saber acompanhar. Como é lógico, também existiram problemas e complicações, umas vezes maiores que outras, houve e sempre haverá, mas cá estamos nós para tirá-los do caminho com um pontapé.
Mais para o final do ano, um acontecimento que marca 2008 é a frutífera entrada de mais um músico neste projecto, o Brou. Veio para ficar e para ajudar os Arames Farpados na afirmação em Portugal. Resumindo, balanço extremamente positivo para este ano e prognóstico perfeito para o próximo! "
Brou:
"2008 foi uma boa cena. Meti na cabeça que queria ser um grande baixista, e grande músico. Desliguei-me de imensa coisa: televisão, rádio, e houve dias que não comia quase nada. Desenterrei músicas de bandas lendárias tipo os Zeppelin, Deep Purple, e pus-me a ouvir todo o tipo de estilos e aprendi as técnicas específicas para baixo de cada um deles. Ouvi dizer que aconteceram coisas extraordinárias: que um preto foi eleito para a presidência dos Estados Unidos, que foi lançado o PES2009, que os medrosos dos Israelitas finalmente atacaram a Palestina, que passei de ano, mas este foi um ano dedicado somente à música.
Fui encontrado por 3 gajos com cabelo curto que me pediram para juntar à banda deles, e eles eram o máximo! Tinham uma casa só para eles, uma mercearia vizinha que vende salsichas e vinho, um baterista que canta, um solista que anda sempre com o mesmo casaco e namora com um preto chamado Jackson, e um guitarrista ritmo nazi. Não há melhor! E tinha boleia para os ensaios...
Tive de aprender a tocar cerca de 20 músicas e inventar linhas de baixo distintas para cada uma, o que foi uma grande seca mas o baixo ta altamente, e em breve gravaremos umas demos que vão meter no saquinho as antigas, com novos solos, letras e bases, e baixo. O mais impressionante foi ter de introduzir as bandas que eu gosto no estilo da banda, e ainda não consegui dar um toque Neil Young e Megadeth às músicas, o que é frustrante.
Somos todos muito bonitos e tocamos muito bem, e no ano que se segue vamos dar carradas de concertos e conquistar os corações de centenas de raparigas!
ARAMES!
PS: o Alex e o Filipe vão pôr um piercing!"
Alexandre:
"Ai 2008...um só dia cheio de tudo e cheio de nada, o rei de todos os contrastes...penso que sei para onde ir, tenho a direcção no meu pensamento, mas de imediato passo a estar perdido no meu caminho, no meu orgulho, no meu percurso, até na minha alma.
Os concertos, as gravações e tudo isso a que um dia vamos poder chamar “Acontecimentos”, não vão ser por mim aqui enumerados e respectivamente descritos, isso já estou farto de fazer. Aliás, não é isso que me corre no corpo quando relembro o que se passou neste ano. O importante, o que há para relembrar e o fascinante deste projecto, é precisamente tudo o que é interno, o que vai para além da música (o aspecto externo) mas que parte através dela...as relações que estabelecemos uns com os outros dentro e fora dos ensaios, o jogo do cruzamento da personalidade de cada um feito através de instrumentos musicais, conversas e sentimentos. E 2008 foi intenso ao máximo nesse aspecto, mostramos uns aos outros como somos de dia para dia, fomos bons e maus, rimos e choramos.
Mais do que nunca, as vitórias estiveram frente a frente com o desejo individual ou colectivo de acabar com a banda, mas porque “viver é o único compromisso que eu tenho comigo mesmo”, o negro passa a fazer parte das vitórias.
Ontem ao jantar, perguntou-me o Filipe qual era o meu momento/ideia de eleição deste ano e respondi de imediato “2 anos e ainda não basta”. Faltou referir o 1º lugar do Rock Rendez Worten pelo reconhecimento do público, as centenas de elogios recebidos.
Resta-me agradecer a todos os que tiveram um papel especial, que vou sempre lembrar no futuro: ao André e ao Filipe por estarem comigo, pela amizade, pela união, pelas discussões, por me apoiarem; ao meu Pai, enfim por tudo...pelo trabalho no RRW, pelos conselhos, fotos & vídeos, conhecimentos transmitidos, etc; à minha Mãe, pelo apoio, pela ajuda, criticas e presença no meu percurso nos arames; aos meus tios (pais do André) que como sempre estiveram presentes nas habituais sessões de transporte de materiais; aos pais do Filipe pela disponibilidade, ajuda, presença e paciência para aturar os caprichos dos rockeiros; à Susana, Martinha, Miguel e Pedro, a equipa de meninos e meninas que completou à altura, o trabalho depositado no merchandising dos Arames Farpados; ao Chico e ao Sascha pelo auxilio e trabalho nos concertos, por tanto interesse e dedicação ao serviço, pela paciência para ouvirem as minhas indicações; ao Brou pelos elogios ao trabalho realizado anteriormente, pela presença, por tornar a formação cada vez mais forte e viva; a todas as bandas e respectivos representantes com quem falei durante o RRW; a todas as pessoas que votaram em nós no concurso; à “iol música” pelo artigo que deu lugar às minhas declarações; ao Zé Pedro dos Xutos & Pontapés pelas palavras queridas, incentivos e parabéns atribuídos ao nosso trabalho por diversas ocasiões; a todas as pessoas que nos viram ao vivo, que nos visitam na internet, que ouvem as canções, trabalham na divulgação da banda, que me perguntam e questionam em busca de novidades.
O próximo ano será certamente uma nova batalha, não muito diferente em grau de dificuldade, mas a confiança cresce...unidos vamos chegar longe em anos, em êxitos!"
Xau malta!
sábado, 27 de dezembro de 2008
Nova guitarra do Filipe...fotos
Olá pessoal! Passei por cá só para vos deixar as fotos do ensaio de ontém, onde o Filipe estreou a sua nova guitarra. Curtimos! Daqui desejo-lhe as maiores felicidades e muita sorte para com o seu novo instrumento...é algo muito delicado, nova guitarra...nova vida!
É verdade...o André vai passar a escrever aqui no blog, temos nova companhia!
Volto brevemente
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Bom natal! Presente...
Escrevo brevemente, com um textinho de cada membro com a descrição e balanço desta aventura no ano 2008!
sábado, 13 de dezembro de 2008
"Pobre sociedade"; Associações de estudantes; e claro...novidades!
"Integração impossivel numa injusta sociedade
Para gente como tu não resta piedade
A depressão já me domina como vou resistir?
A tua hora chegou, deves partir e desistir"
Curtiram?!
De resto o trabalho vai correndo normalmente, apesar de tudo um pouco impedido a ideias mais trabalhosas devido à falta de tempo e ao compromisso ainda sem resposta oficial de darmos concerto na próxima sexta-feira (19 de Dezembro de 2008) na escola Clara de Resende no Porto. Pelas conversações, admito que a associação de estudantes tem feito um bom trabalho e demonstrado muita vontade na nossa visita por lá no ultimo dia de aulas deste primeiro periodo. Mas a verdade é que a expressão das associações das escolas dos nossos dias é muito reduzida, o que é uma pena. No que toca a festas, falando pela minha experiência dos trabalhos dos arames ou mesmo como estudante, existem mecanismos muito pouco eficazes para tornar as mesmas num ponto alto de determinado dia, ou pelo menos um verdadeiro acontecimento na história da vida de um jovem, na sua adolescência. Penso que todos nós ouvimos os nossos pais falar do passar do rock pelos seus liceus. Hoje já não é assim. A culpa passa por todos...concelhos executivos, as próprias associações e muito pelos estudantes também. A minha satisfação face ao tratamento que recebemos de associações é muito baixa. E claro, não posso deixar de lembrar as humilhações que tive que passar para poder entrar no salão do Colégio Alemão do Porto. Pelos vistos os pratos e as ferragens que trazia nas costas não eram suficiente para provar a legitimidade da minha entrada. E onde estava a associação para nos receber nos ensaios? Para evitar os problemas criados nos três dias de preparação? Ou o bom senso da mesma para evitar ordens, sim, ORDENS, como "não são 40, mas sim 20 minutos de actuação" dirigidas no dia antes do concerto...eu à pressa a refazer o alinhamento. Foi uma critica que senti necessidade de fazer.
A nivel de novidades, como já devem ter percebido, a nossa ocupação tem sido o suposto próximo concerto, que dará lugar à apresentação do Brou no baixo. E como disse anteriormente estamos por isso condicionados a trabalhos que exigem mais tempo e concentração. Várias novas músicas estão em espera, duas minhas quase prontas, fora os meus esboços e um do Filipe que está a nascer e já sabe a música pelo que acabo de saber. Este processo de fazer novos temas vai de certeza ser bom, ainda por cima sendo vários. Faz falta uma renovação, exprimetação, a criação é sempre muito construtiva.
Por fim, a grande noticia vinda das guitarras perante a chegada do Natal...O Filipe e o André vão ter os dois as suas novas guitarras e o Brou face aos seus problemas no mesmo, vai receber já esta semana o seu novo amplificador. UUHH! Assim dá gosto! Quanto a mim espero pela chegada do meu novo microfone, igual ao do Tim dos Xutos & Pontapés.
Xau malta! Quando tiver novidades, aviso!
Alexandre
F
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Baixo concluido; Gravações à vista!
Olá pessoal! Tudo bom?!
E aqui está, pela primeira vez, uma foto da actual oficial formação dos arames.
O trabalho com o baixista Brou tem sido intenso, e com o aproveitamento deste fim-de-semana prolongado, concluimos a sua adaptação e criação de linhas para as nossas 20 canções originais, ao fim de cinco ensaios. O resultado é muito positivo, a satisfação de ambas as partes é elevada, aprendemos muito com a chegada do nosso novo membro. As músicas estão em máxima força, o baixo presente em todas e trouxe consistência e poder às guitarras e bateria. Com estas condições vive-se internamente um clima onde tanto induvidualmente como no conjunto existe muita confiança.
Para chegar ao nº 20 foi preciso terminar o novo tema..."Longe desses dias", é o nome da nossa nova música, trazida pelo Filipe com o meu já habitual cozinhado nas suas canções...vozes e letra. Será presença certa no próximo concerto!
Concerto? É verdade...andamos à procura deles e alguma coisa deve estar para surgir ainda em 2008 se tudo correr bem, mas para saber mais têm que passar por aqui com frequência.
O myspace...mais visitado do que nunca...já passou as 4000 visitas!
O palco principal... um novo espaço pronto para todos vocês:
http://palcoprincipal.clix.pt/arames_farpados
O estúdio...se tudo correr bem vamos matar saudades desses trabalhos. Desta vez para a gravação de um material perfeito, apenas 1 ou 2 músicas para valer os próximos tempos. O primeiro single! As opções rondam a "Pobre sociedade" e "Irmã do meu amigo". Que vos parece?
Bem, como podem ver o trabalho não para, as novidades aparecem, e a vontade de fazer tudo é o reflexo de um orgulho num percurso que deve ser estendido.
Xau malta!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
NOVO MEMBRO!!
Ja há muito tempo que não vos escrevo ..e peço desculpa :p . Tem sido o alex a dar-vos as notícias , como quase sempre , e tem postado uns textos espectaculares.. !!
Agora a grande notícia : .... os arames têm um NOVO MEMBRO! A partir de agora o baixista ALEXANDRE BROU é um membro dos ARAMES FARPADOS! Já tivemos dois ensaios com ele e devo dizer que , para além de se enquadrar muito bem no estilo de música e de tocar muito bem baixo , " é um gajo porreiro"! Aqui vai um texto escrito pelo Brou :
"Falaram-me de uma banda Rock que andava por aí a dar concertos, e não tinha baixista. Fui ver um concerto deles, e fiquei passado. Cerca de 10 originais, 1 baterista e 2 guitarristas a fazeres com que o público gritasse e se emocionasse com cada som. Era uma oportunidade que tinha de agarrar.
Brou, 11/11/08
Bem , o Brou já disse tudo! MUITO BEM-VINDO :)
abraços e beijinhos , FILIPE!
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Blá Blá: textinho, fotos...
De momento andamos com um ritmo não tão acelarado, não temos nenhuma data nem projecto próximo...entre outros trabalhos, é tempo de terminar a elaboração de uma ou outra música nova.
O meu obrigado aos Slide pelo convite. E um outro muito especial para as nossas familias e amigos que sempre estiveram por lá a dar apoio, aos resistentes à mais pesada hora, ou mesmo a todos os que nos aplaudiram às musicas a que tiveram a oportunidade de escutar. Estamos a construir nos arames uma familia cada vez maior, as pessoas dão uma força cada vez mais importante e considero-me muito satisfeito e agradecido a todos que nos dão parabéns, pedem a revelação de novidades, pedem a interpretação de determinada música, dão um abraço de boa sorte, aplaudem, fazem a surpresa e dão o privilégio de marcar presença num evento nosso.
Para os mais curiosos, aqui vai o alinhamento, e umas fotos:
1- Falta de privacidade.
2- Morte do meu irmão.
3- O dinheiro.
4- Avô.
5- Guerra em paz.
6- Revolução.
7- O teu lugar.
8- Viagem do português.
9- Pobre sociedade.
10- Porrada.
11- Aqui já não estou.
12- Irmã do meu amigo.
13- Storas.
14- Gajo do rock.
Escrevo brevemente. Xau malta!
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Amanhã no Blá Blá; Artigo iol música
2- Artigo IOL MÚSICA: "Rock Rendez Worten: organização acusada de má fé"
Aqui vai agora o artigo públicado pela Iol Música, para o qual eu prestei declarações. Leiam está interessante, a situação da desgraça do rrw está lá, tal como o meu ponto de vista.
"Em causa está a assinatura de um contrato de cedência dos direitos de autor e de imagem «por tempo indeterminado»
2008/10/23 17:21
RedacçãoJoão Carneiro da Silva
Descobrir e promover novos talentos foi o lema sob o qual a cadeia de lojas Worten lançou o concurso Rock Rendez Worten (RRW). A iniciativa queria recordar o espírito do mítico bar Rock Rendez-Vous e o concurso de Música Moderna que revelou bandas como os Mão Morta, Pop Dell'Arte e Ornatos Violeta.
Mas o espírito do RRW foi de discórdia e a entrega de prémios, esta quinta-feira à noite, no Santiago Alquimista, não vai contar com muitos dos artistas que por direito deveriam lá estar.
As bandas concorrentes ao RRW inscreveram-se a partir do site www.RRW.pt, mediante a aceitação do regulamento publicado no mesmo. Entre 3 de Junho e 15 de Setembro, os grupos - separados pelas categorias Rock, Pop, Rap/Hip-Hop/R&B, Metal, Reggae, Alternativo e Outro - estiveram sujeitos a uma votação online que elegeu os melhores projectos de cada estilo musical.
Segundo o regulamento do RRW, seriam escolhidos quatro artistas em cada categoria para actuar na respectiva final no MusicBox, em Lisboa. Essas quatro bandas deveriam sair do lote dos sete melhores da votação online, sendo que duas seriam escolhidas pelo júri e as outras duas pelo público e pelos padrinhos do concurso.
«Organização violou as próprias regras»
Porém, não foi o que aconteceu na primeira final, a da categoria Rock, realizada no dia 1 de Outubro. Ao contrário do estipulado no regulamento, foram apenas duas as bandas que actuaram no MusicBox: os Air Bag, 13º na votação online, e os Tetanus, que tinham ficado em 28º.
«A organização violou as próprias regras», acusa Alexandre, baterista dos Arames Farpados, a banda que com 1348 votos ficou em primeiro lugar na categoria Rock.
O jovem de 16 anos falou ao IOL Música sobre a frustração de ter ficado de fora da final do concurso e explicou a razão para que nenhum dos sete primeiros classificados tenha actuado no MusicBox.
«Pediram-nos para assinarmos um contrato com vários pontos maus para as bandas como, por exemplo, ceder os direitos de autor por tempo indeterminado», disse.
O contrato da discórdia (ler mais)
Sem a assinatura do contrato, de resto não previsto no regulamento, e de uma declaração que negava a afiliação na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), os Arames Farpados não poderiam actuar na final em Lisboa. E foi assim que aconteceu. A banda portuense propôs a alteração de algumas cláusulas do contrato, mas a resposta foi negativa.
«Foi uma falta de respeito pelas bandas que deram vida ao site», lançou Alexandre. A situação denunciada pelos Arames Farpados atingiu todas as restantes categorias do RRW, incluindo a de Metal, onde os Black Burn Hate, vencedores da votação online, ficaram de fora da final por recusarem assinar o contrato imposto pela organização.
«Fomos convocados para actuar no dia 6 de Outubro no MusicBox, mas, para que tal actuação tivesse efeito, teríamos que assinar, no prazo de meio dia, um contrato pouco esclarecedor», disse Hélder Pereira, baixista da banda vimaranense.
Diferença de tratamento
No entanto, e como o IOL Música apurou, nem todas as bandas participantes nas finais assinaram o contrato que levou à desistência dos Arames Farpados, dos Black Burn Hate e de vários outros projectos.
Foi o caso dos Nortada, que, depois de se classificarem em segundo lugar na votação online de Pop, foram escolhidos para actuar na final de 7 de Outubro. «Não recebemos qualquer contrato, apenas tivemos que assinar uma declaração a dizer que não pertencemos à SPA», revelou João Girão, vocalista dos Nortada.
A diferença de tratamento resulta, na prática, na adulteração do regulamento do RRW. Em jeito de desabafo, Alexandre (Arames Farpados) atira: «É uma tremenda injustiça».
Confrontada com estas acusações, a Worten prometeu uma resposta ao IOL Música, mas, ao fim de duas semanas de espera, não recebemos qualquer explicação."
Até amanhã malta!
Alexandre
F
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Rock Rendez Worten, 2 Anos e ainda não basta (história, fotos)
Rock Rendez Worten
Esta foi uma das mais importantes coisas que por aqui se fez. Estava eu na praia (Algarve) quando lia um folheto que vinha juntamente com a Blitz anunciando e incentivando a inscrição de todas as bandas portuguesas que sonhavam ser grandes, num concurso onde a votação de todo o público português podia levar um grupo amador até os palcos mais profissionais.
Mal cheguei ao Porto fiz a nossa inscrição com o auxílio das nossas canções gravadas, fotos e logótipo, e um pequeno texto biográfico que escrevi. Incentivei as bandas e utilizadores do concurso à audição dos nossos temas e atribuição de um voto se assim entendessem, tarefa que deixou de ser desempenhada por mim pouco depois. Dei a notícia ao André um dia depois quando íamos para a Escola de Jazz e informei o Filipe por telefone nesse mesmo dia. Depois tudo foi correndo normalmente enquanto subíamos sempre na classificação até o primeiro lugar. A Iac Prod. ia fazendo a gestão. Alteramos os textos e imagens de vez em quando e em Agosto com as novas gravações concluídas, acrescentamos as músicas registadas.
É triste, mas a verdade é que no final deparamo-nos com uma incompetência e falta de respeito para com as bandas da parte da Worten. Para desfrutar do merecido prémio era exigida a assinatura da nossa parte de um contrato onde nos comprometíamos a ceder os direitos das canções e imagem por tempo indeterminado. Mas as músicas são demasiado importantes para serem introduzidas numa situação destas.
Contudo o resultado final é muito positivo. Vencemos a primeira categoria do concurso na primeira posição a muitos votos de vantagem do segundo. Assim somos conhecidos e reconhecidos neste meio musical português. Somos falados em variados sítios na internet. Passamos na Sic Radical, aparecemos no jornal Destak...
Graças também a tudo isto temos um concerto agendado com os Slide, e outro ainda a ser planeado. As bandas foram muito simpáticas e correctas para com os Arames Farpados, e o meu grande obrigado a todas elas por tudo isso.
Arames Farpados 2 anos e ainda não basta!
Aqui está outro projecto muito importante. Foi muito bom fazer estes concertos.
Depois de uma primavera com concertos adiados, tínhamos de fazer qualquer coisa para o aproveitamento dos locais disponíveis e claro para matar saudades de tudo o que engloba um concerto. Tive as ideias que fizeram deste espectáculo diferente do habitual em inícios de Julho. Em meados do mesmo mês iniciamos os ensaios de preparação dos dois concertos. A apresentação que foi passada nos ecrãs e os produtos que iam ser vendidos na loja começavam também a ser elaborados, o que me deu muito trabalho.
Depois de um Julho com muito trabalho, vem um Agosto com umas gravações na Som Puro no início, umas mini-férias e por fim aproximava-se uma semana repleta de ensaios e a fechar com o primeiro concerto.
Santa Maria da Feira, 29 de Agosto de 2008
O Filipe fazia oficialmente um ano por cá nos Arames. E foi precisamente naquele mesmo local que se deu a sua estreia.
Mas um ano passado, traz mais responsabilidade e stress. Chegamos cedo ao local para o ensaio de som...mas era muita coisa que tinha que estar pronta para a noite...os instrumentos todos, o cenário de pano de fundo, luzes e tapetes, o ecrã a funcionar, o palco secundário semi montado, etc...
Quase que nem jantei. A hora aproximava-se e mal sabíamos o que estaria para acontecer. A entrada com a malta toda na percussão correu bem, e as primeiras músicas da primeira parte também. Mas pouco depois provavelmente devido à humidade, o amplificador do André faz aparecer um estranho problema de som que mancha variadas músicas. A meio da nova música, interpretada ali pela primeira vez, “Guerra em paz” o Filipe manda parar tudo para o André resolver aquilo, e felizmente assim foi. Mas nesse mesmo momento ligeiras pingas de água ameaçavam a mais violenta chuvada...
Fiquei cheio de medo...quase nem cantava. Mas por milagre ou pelo meu comentário ao público “rezem para que não chova”, nada de mal mais se passou.
Fomos trocar de roupa para a segunda parte, juntamo-nos e dissemos que iríamos vencer tudo de mal que parecia estar destinado a acontecer. E vencemos! Arrancamos com uma balada no palco acústico, seguida da estreia do “O teu lugar” e saímos para encore com o “Gajo do rock”. Acabamos por tocar mais duas canções que não estavam previstas. A loja também correu muito bem. Aqui vão as fotos:
Interlusa (Porto), 19 de Setembro de 2008
Aqui não jantei mesmo. Foi tudo feito com muita pressa. Não havia tempo para o ensaio de som. A sorte foi termos tido o de Santa Maria da Feira como teste para tudo o que iria acontecer no segundo espectáculo. O público aderiu em grande número. Muita gente cantava as músicas. A loja foi de novo um sucesso. O som poderia ter estado melhor mas as condições acústicas do espaço não nos permitiram fazer melhor.
Foi um grande reconhecimento de todo trabalho anterior, foi um grande concerto, memorável.
Aqui vão as fotos:
1- O dinheiro.
2- Revolução.
3- Falta de privacidade.
4- Irmã do meu amigo.
5- Entre os dois lados.
6- Dar mundos.
7- Pobre sociedade
8- Guerra em paz.
9- Aqui já não estou.
Intervalo
(mudança para o palco acústico)
10- Conto relido.
11- O teu lugar.
12- Gajo do rock.
Encore
13- Storas.
14- Porrada.
F
domingo, 21 de setembro de 2008
Novos concertos!...muito trabalho!
Olá pessoal! Tudo bom?!
Por aqui as novidades surgem aos montes, não há tempo para parar e pensar...
Em Outubro vamos estar também por um local muito conceituado na cidade do Porto, o bar Blá Blá em Matosinhos. Deixo aos Slide o meu agradecimanto pelo convite.
Este sábado vamos também fazer uma pequena experiência em acústico, numa actuação em Macieira de Cambra num almoço caseiro e familiar. Vai ser um pequeno teste e estudo para uma ideia um pouco antiga mas que se pode realizar talvez em Dezembro...um concerto acústico com vários músicos covidados, etc...
24 de Outubro de 2008 - Blá Blá (Matosinhos).
Até lá, abraços, xau malta!
PS: A cena dos "2 anos e ainda não basta" correu muito bem, tanto o concerto de Santa Maria da Feira como o da Interlusa foram muito bons, foi muito importante este projecto, e um grande obrigado a todo o público!
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
19 de Setembro "2 anos e ainda não basta" ao vivo na interlusa
Arames Farpados "2 anos e ainda não basta" ao vivo na Interlusa (Porto), 19 de Setembro de 2008, 21.30h.
Bom tenho várias novidades! O concerto de Agosto em Santa Maria da Feira, próximos concertos, as ideias para os mesmos e outros projectos. Falarei de tudo por aqui para a semana onde também vos vou contar tudo sobre o concerto desta sexta-feira. Até lá, beijinhos e abraços!!!
sábado, 6 de setembro de 2008
Nova data brevemente (concerto na interlusa cancelado)
terça-feira, 26 de agosto de 2008
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Gravações, "2 anos e ainda não basta"...
Bom terminamos as gravações de mais 4 canções. Muito trabalho algumas tardes e noites mas o resultado é sempre bom. Gravamos os seguintes temas: "morte do meu irmão", "porrada"(nova versão), "entre os dois lados" e "dar mundos"(este tema tinha o nome de "velho dem mundo"). Gravei o baixo para todas as músicas no meu novo teclado que dá origem a uma notável melhoria sonora em relação às gravações de Março deste ano. Podem ouvir duas músicas no nosso perfil do rrw: www.rrw.pt/arames_farpados
Arames Farpados-2 anos e ainda não basta
Estamos a completar 2 anos de existência e portanto está na hora de assinalar tudo isto com dois grandes concertos! Como podem ver na nossa agenda aqui do blog, vamos estar em Santa Maria da Feira na última sexta-feira de Agosto e na Interlusa (Porto) na primeira de Setembro. Vai ser muito especial! Preparamos muita coisa diferente, estivemos todo o mês de Julho com bastantes ensaios a preparar este alinhamento com partes que vão surpreender o público. De momento estamos de férias. Esta semana e a próxima são uma pequena pausa, voltamos ao trabalho na última semana deste mês com três ensaios de muito trabalho, e o concerto da Vila da Feira. O Filipe esteve uns dias em Espanha, eu e o André em Lisboa e no Alentejo e a semana que vem, estarei pela aldeia, em Baião. Aqui vão duas fotos das minhas férias com o André e familia por Lisboa.
(eu, a Marta irmã do André, o Diogo meu irmão e o André)
eu no Hard Rock Cafe de Lisboa, junto das cenas dos Xutos!PS:Já agora aqui vão mais duas fotos tiradas a 4 de julho quando fomos os três ao super bock super rock
Xau malta!segunda-feira, 21 de julho de 2008
concertos / baixista / gravaçoes / rrw ...
tudo bem ? nos por ca, sempre na maior! temos boas novidades . neste post vou vos falar (tal como o titulo indica) dos concertos agendados , das gravaçoes (filmagens e estudio) , de um baixista que por ca passou , das novidades do rrw e claro de como tudo corre nos arames.
concertos. temos trabalhado bastante num alinhamento , que eu considero.. perfeito. inclui muitos temas novos , tal como "falta de privacidade" , "conto relido" , "o teu lugar" e "guerra em paz" . todos eles resultaram de excelentes trabalhos e com grande capacidade para agradar o publico. este concerto , para alem de todas as novidades , vai contar com ideias muito originais , para fugir do normal. vai ter uma entrada muito criativa , onde nos os tres vamos fazer umas percussoes que dao depois inicio ao concerto , com um ja classico dos arames. veste concerto vai tambem contar com um ecran grande que vai passando as letras , imagens , etc... e vai por fim incluir uma parte acustica ! estamos muito curiosos para ver como vai correr e como as pessoas vao reagir ...mas as espectacivas sao positivas!
com este concerto queremos-nos "despedir" dos locais caseiros , aconchegados e familiares onde os amigos e familia sempre nos apoiaram muito. um dos locais perfeitos é , sem duvida alguma , santa maria da feira , numa noite de verao! contamos ainda fazer um outro igual , mais acessivel no porto , ou na interlusa , local ja conhecida , mas que nao deixa de dar um bom concerto , ou num bar da foz (nao vos digo o nome , pois nao me posso comprometer a nada .... apenas vos garanto que o sitio contribuiria para um excelente espectaculo) . ambos os concertos seriam para o final das ferias. santa maria da feira por volta de 30 de agosto , e o outro la para dia 6 de setembro.
gravaçoes. hoje de manha , juntamente com a grande e indispensavel ajuda de iac produçoes , conseguimos filmar umas primeiras imagens , que darao origem a um videoclip da musica "irma do meu amigo" . as gravacoes correram bem . quanto as gravaçoes em estudio ... so vos poderei alargar as informaçoes ao longo desta semana.
baixista. pois é ... na quinta-feira apareceu o tal tao falado luís que tocou connosco todos ou quase todos os temas dos arames . foi uma tarde bem passada , onde a hipotese de voltar a ensaiar com ele ficou em aberto , para a qual ainda nao obtivemos resposta. o baixo parece ter-se enquadrado bem na musica , embora nao saibamos se o luis gostou muito do estilo de musica.
rrw. para aqui nao tenho palavras. .....5º lugar.... muito obrigado por todo o apoio e ficamos mesmo muito contentes quando vemos que as pessoas gostam da nossa musica .
viva ao rock cantado em portugues!
nos arames corre tudo as mil maravilhas ! temo-nos dado todos cada vez melhor e temos estado bastantes vezes juntos , e claro , isso reflecte-se na musica . as musicas parece que fazem mais sentido , encaixam melhor e a harmonia entre os instrumentos é brilhante. que isto continue assim!
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Músicas prontas!, rrw, gravações Julho, "A mulher que não amei"
Olá pessoal! Tudo bom?! Pelos arames temos andado sempre a ensaiar regularmente e no ensaio de hoje penso que demos por concluido um processo de melhoramento de grande parte das canções com novas guitarras e outros pormenores. Temos também tudo defenido musicalmente canção a canção para a entrada de um baixo, que esperemos que seja para breve. Não vai ser fácil.
Quanto ao concurso Rock Rendez Worten, resta-me agradecer a todos os que nos têm ajudado e pedir que o continuem a fazer. O posicionamento fala por si mesmo (16º com 116 votos), os comentários e mensagens relativos às músicas, letras ou até mesmo ao nosso modo de ser em público que as fotos por lá vão permitindo imaginar minimamente, têm sido muito bons. Por mim já estou satisfeito, no concurso o sonho já é real, basta saber até que planeta pode ir....
Um outro assunto...em finais de Julho vamos voltar a estúdio. Entre diversas opiniões apareceu ainda não sei como, uma conclusão: vão ser gravadas duas novas músicas que deixo para surpresa e regravadas 2/3 ou se possivel até 4 músicas. As regravadas vão ser: Gajo do rock, Porrada, Pobre sociedade... Vai ser um regresso ao estúdio muito interessante, estou curioso por nos ver por lá, por nos ver a sair de lá, por ver as pessoas a comentarem o trabalho feito por lá, o que se fez e o que não se devia ter feito, o que não se fez e devia ter sido feito. Mas tenho a certeza que tal como da última vez a opinião geral vai ser positiva.
Por fim, aqui vai a minha nova letra que ainda não foi apresentada em ensaio. O nome não é certo, aceito as vossas opiniões sobre o mesmo... tal como a restante letra pode ser alterada noutros pontos. Espero que gostem, é muito diferente do meu conceito desta arte de fazer letras.
"A mulher que não amei (do rio da minha aldeia)"
No rio da minha aldeia
Resta o peixe que não pesquei
Dou-te a cana para pescar,
Dou-te a mulher que não amei
Vejo homens a trabalhar
Por vezes uma rapariga
Menina chega-te cá
Conta-me um pouco da tua vida
Refrão 1
Chega-te cá, não tenhas medo
Aqui não é como na cidade
Os sonhos são reais
Até para voar temos liberdade
Depois vejo o sol a nascer
Ainda o rio está a acordar
Olha quem vem a aparecer
A Laurinda da praia sem mar
Mas porque é que vens aqui ao rio
O que é que te faz cá vir?
Não praia não sinto o frio
Gostava de ver este sol partir
Refrão 2
Ela deixou a praia,
Mas não me quis amar
Ficou-se pelo rio
Sem sentir o meu beijar
Olha já o pôr-do-sol
A Laurinda vai vê-lo partir
Pode ser que seja para já
Que chegue a mulher que me põe a sorrir
Afinal estava enganado
Quem chegou nunca em sonhos beijei
Joana é o seu nome
É a mulher que não amei
Alexandre
F
Xau malta!
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Rock Rendez Worten- Votar nos Arames Farpados!
www.rrw.pt/arames_farpados
Contamos com o vosso voto e divulgação!
Obrigado pela ajuda. Xau malta!
Alexandre
F
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Concerto ESAS, novidades, "o teu lugar"...
2- Revolução.
3- Avô.
4- Corrupção.
5- Morte do meu irmão.
6- Storas.
7- Irmã do meu amigo.
8- Entre os dois lados.
9- Aqui já não estou.
10- O dinheiro.
encore
11- Pobre sociedade.
12- Velho sem mundo.
Um sitio distante do normal
praia areia, o mar sem sal...
Não sabes o que é o bem, só queres o mal
insistes no país de Portugal...
E lá vens tu, sempre a tentar
que o mundo vá parar ao teu lugar!
Eu já procurei a explicação
para quem caça com gato em vez de cão...
Beijo, amor ou vida é coração
faz as malas vem comigo meu irmão...
Refrão
E lá vens tu, sempre a tentar
que o mundo vá parar ao teu lugar!
Hoje é o dia do teu povo e da nação
deixa o teu lugar e dá-me a mão...
Estou perdido, tenho frio no teu mar
se és peixe anda daí e vem nadar...
Refrão
E lá vens tu, sempre a tentar
que o mundo vá parar ao teu lugar!
terça-feira, 6 de maio de 2008
Ideias futuras...
A foto que observam foi tirada em Ponte de Lima sexta-feira (02.05.08). Fui ao concerto do Tim (vocalista e baixista dos Xutos). Depois do concerto fomos todos sear onde falamos e claro, ofereci-lhe um cd dos arames. A foto retrata esse mesmo momento.
Um dia ainda havemos de tocar juntos!
Bom falando de Arames Farpados...depois de uma mini pausa, vamos esta semana retomar a preparação para o concerto na Escola Secundária Aurélia de Sousa a 16 de Maio. O alinhamento anda à volta do que falei num post anterior, mas vai sofrer algumas alterações...vamos lá ver. O Filipe quer um inicio baseado no que eu tinha pensado para o de Santa Maria da Feira, com um novo tema passando de imediato para outro não muito popular, mas bom claro. O André prefere o que já estava feito anteriormente com um inicio que possui um tema clássico, uma música que capta com maior facilidade o público e por isso mesmo eu também esteja mais inclinado para esse lado.
Todas os nossas canções estão incluidas no alinhamento, apenas uma está em dúvida.
O futuro é algo que está um pouco incerto, mas tal como eu e o Filipe concluimos, ideias não faltam! Há várias cenas a estudar: a realização de muitos concertos que ficaram por fazer (Verão deste ano); jantar e concerto acústico para amigos num restaurante, o que necessita de uma boa preparação; um concerto na rua, algo a estudar mas que poderia resultar...já esou mesmo a imaginar: ARAMES ON STREET. Ideias vindas da vossa parte são bem vidas, gostariamos muito de ouvir as vossas sugestões!
Alexandre
F
xau malta!
sexta-feira, 25 de abril de 2008
"Vence o nosso coração"
"Vence o nosso coração"
poema de Alexandre dedicado ao sonho e aos Arames Farpados
Se a luz que parece estar perto
desaparece por maldição,
noite fria do grande deserto
um dia seremos heróis da nação!
A guitarra está desfinada?
As baquetas estão partidas?
Não. A vida é que está destinada
a verdades feitas de mentiras...
O sonho é real com vontade,
amor e dedicação,
e assim perde toda a maldade
e vence o nosso coração.
Alexandre
F
sábado, 19 de abril de 2008
Concertos, materiais, etc...
terça-feira, 25 de março de 2008
Gravações terminadas!...
Gravamos 7 músicas, aqui vai a lista das mesmas:
quarta-feira, 5 de março de 2008
Esclarecimentos & Declarações
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Tour, novos temas, novidades...
Oi pessoal! Tudo bom?!
Bom este post tem como principal finalidade informar-vos do que se vai passando pelos arames a nivel de ideias, e o que se vai preparando e pensando pelos ensaios, aliás como quase todos os outros...
Estamos a iniciar a preparação de uma pequena digressão pelo norte, que em principio irá consistir em 4 concertos com duração apróximada de 60 minutos.
Esta tour precisa de elementos que no fundo nos vão ser uteis para o futuro, refiro-me por exemplo na necessidade de se adquirir materiais que permitam uma bastante maior sobreposição da voz relativamente aos concertos anteriores.
Outro factor relevante, e importante de informar, é o facto de estar quase terminado o trabalho que temos andado a realizar quanto ao aparecimento de novas músicas. Obviamente que outro dos objectivos da tour é a publicidade destes três novos temas, estando assim todos eles presentes no alinhamento da mesma. São eles: "Falta de privacidade", "Corrupção" e "Pobre sociedade".
O "Falta de privacidade", já anda a ser trabalhado, se não estou em erro desde o inicio deste ano, mas a cena do Colégio Alemão ocupou-nos muito tempo, deixando-nos limitados à preparação do mesmo, compreensivelmente. A letra e respectiva música são da minha autoria.
O "Corrupção", tem letra e música do Filipe. O nome da música deixa claro, o tema tratado. E talvez o Filipe vos saiba explicar melhor outros pormenores. Resultou numa música muito boa. Por fim, o "Pobre sociedade", está igualmente bom, a letra vocês já viram, quanto à música eu diria que é caracterizada por uma enorme capacidade de transmitir a mensagem com toda a força e impacto. A letra e música foram feitas por mim, que deram lugar a aplausos da parte do André e Filipe, depois de uma primeira exprimentação do tema.
Xau malta!
Alexandre
F
PS: Filipe, obrigado pelas fotos!
sábado, 9 de fevereiro de 2008
"Pobre sociedade", concerto do Colégio Alemão...
Oi pessoal! Está tudo bom?!
Desculpem a ausência, mas ultimamente não tem sido fácil escrever-vos.
Estas férias de carnaval estive pelo Alentejo, Évora, com o André e restante familia.
As fotos que vocês observam, foram tiradas por lá. Visitamos outros locais como, Beja, Portel, Monsaraz, Badajoz(Espanha) e Olivenza(Espanha).
Antes de mais, aqui vai uma letra que escrevi, de um tema que vai começar a ser trabalhado pelos arames brevemente. Fala na discriminação entre outras coisas e resultou nisto:
1-Pobre sociedade
Ando na praça central
eu sou o rejeitado
Mas como queres ser aceite?
com um perfil errado...
Observo o que dizem,
mas porque sou mal tratado?
Tu és um homem de fora,
és o discriminado...
Refrão
Eu sou homem de fora, sou o discriminado
É por isto e aquilo que és rejeitado!
Eu só quero viver, viver e ser amado...
Tu nesta sociedade ficarás sempre isolado!
Lutas da igualdade,
se tu soubesses verias,
Isso não é verdade
não passa de teorias
Eu sinto frio e dor,
afecta a mentalidade,
Imagino o teu corpo...
a falta de libredade
Refrão
Eu sou homem de fora, sou o discriminado
É por isto e aquilo que és rejeitado!
Eu só quero viver, viver e ser amado...
Tu nesta sociedade ficarás sempre isolado!
fim
2-Concerto do Colégio Alemão
Bom, de facto é um dos se não o momento mais importante registado até hoje pelos arames farpados.
Foi bom principalmente para entender o que somos, como somos, etc.
Talvez o concerto seja até o menos significativo, ou melhor, musicalmente foi fantástico e demonstrou todo o trabalho realizado até à data. Mas não posso deixar de referir que os ensaios e todo o que foi acontecendo à volta disto foi muito forte emocionalmente. Adorei os ensaios, foram fantásticos muito divertidos!
Ainda no dia do grande evento(01.02.08), o Filipe telefonou-me já depois do concerto dando lugar a uma chamada com 26 minutos e tal de duração, chamada esta que se iniciou com o Filipe a dizer-me algo parecido com isto..."Então já sossegado em casa?...". De facto foi uma boa pergunta. Uma pessoa passa tempos e tempos a pensar na data, acumula quantidades de stress quando chega o dia, e finalmente, horas depois, estamos nós calmos e serenos a relaxar e a reflectir sobre tudo.
Obviamente que este telefonema tão longo não se resumiu a isto, mas a muito mais. Eu diria que recordamos o passado, fizemos um balanço do presente e xutamos ideias para o futuro. Foi muito significativo, ao recoradar com o Filipe certos acontecimentos, admito que por momentos me veio a lágrima ao canto do olho.
Para rematar resta-me, agradecer a todos os que fizeram o concerto possivel. O meu primeiro obrigado vai para o Sascha, pela dedicação e apoio, ao Robin pela presença em todos os ensaios e disponibilidade para ajudar, ao Lourenço, Daniel e Xico pela ajuda e por fim ao Director do Colégio pela permissão para o concerto e ensaios.
Quanto à associação de estudantes, não deixo o meu agradecimento, muito pelo contrário, demonstro o meu desagrado pela atitude pouco correcta e pouco leal perante pessoas que trabalharam ao máximo para fazer o seu melhor , com toda a boa vontade e empenho.
Obrigado Arames Farpados
xau malta
Alexandre
F
PS:Obrigado a cada fã que possui elogios, conversas, etc sobre os arames no seu hi5...acreditem que ainda são bastantes, eu próprio não me queria acreditar na imensa quantidade de pedidos de amizade que surgiram depois do concerto...!
sábado, 2 de fevereiro de 2008
CONCERTO DE CARNAVAL (cap)
ola a todos!
é com imenso prazer que vos falo sobre o concerto de carnaval , no dia 1 de fevereiro 2008 no colegio alemao do porto! O concerto começou por volta das 10.00h da manhã. as pessoas foram chegando e cedo estava um publico composto. tantao o som dos instrumentos como o potente som da voz , ao qual nao estamos habituados , e as nossas fantasias atrairam o publico. eu , filipe , estava mascarado do grande vocalista e guitarrista dos Green Day ( uma banda que eu adoro) , Billie Joe Armstrong! O André foi mascarado de Slash o guitarrista dos Velvet Revolver , mais conhecido por ter tocado na mítica banda Guns'N Roses! E o Alexandre , em nome da sua banda favorita Xutos e Pontapés , decidiu mascarar-se de Tim . Pintou também o cabelo de vermelho , como o vocalista dos Xutos fez no concerto no Campo Pequeno em Lisboa.
O alinhamento foi forte , mas houve ligeiras partes mortas no concerto que rapidamente eram desvalorizadas com momentos fantasticos ao longo dos 27 minutos que tocamos. o alinhamento foi o seguinte:
- gajo do rock
- irma do meu amigo
- avô
- storas
- aqui já nao estou
- porrada
- o dinheiro
Ficámos muito contentes por ao fim do alinhamento planeado o publico ter pedidio mais uma musica . a decisao de qual iriamos tocar foi facil. "o dinheiro" foi o tema escolhido. Algumas pessoas cantaram connosco algumas partes de musicas , refroes e coros.
Queria aqui agradecer , em nome dos Arames Farpados , à associaçao de estudantes ( sv e em especial à maxie) , ao director Herr Stamm , a todos aqueles que estiveram presente e nos apoiaram , ao Sascha , que fez um excelente trabalho , e por fim ao Robin , Lourenço , Daniel , Chico e todos mais que ao longo da preparaçao nos foram ajudando imenso. Muito Obrigado!
Abraços e beijinhos , Filipe , guitarrista dos Arames Farpados